Pelo menos 74 pessoas foram sábado detidas após confrontos entre militantes de extrema direita e antifascistas no decorrer de uma manifestação em Bolton, no Noroeste da Inglaterra, na qual várias pessoas ficaram feridas, anunciou a polícia.
A manifestação decorreu numa praça no centro de Bolton e foi convocada pela Liga Inglesa da Defesa (EDL na sigla em inglês), um grupo antimuçulmano de extrema direita que anteriormente já tinha organizado vários protestos que terminaram em confrontos.
Uma contra manifestação convocada pela União contra o Fascismo (Unite Against Fascism, UAF) foi marcada para um local próximo. Centenas de polícias tentaram impedir os confrontos entre cerca de 2000 manifestantes de extrema direita e 1500 antifascistas.
A polícia considerou os antifascistas responsáveis pela maior parte dos atos de violência, afirmando que entre os detidos pelo menos 55 são membros da UAF e apenas nove do EDL.
Um porta voz da UAF, Anindya Bhattacharyya, negou que os militantes da sua organização tenham cometido quaisquer atos de violência. "A polícia atacou uma manifestação pacífica", afirmou.
Dois manifestantes da UAF foram hospitalizados com ferimentos sem gravidade. Dois polícias receberam tratamento, um deles devido a um dedo partido e outro devido a uma mordedura de cão.
Também ficaram feridas duas pessoas que nada tinham a ver com os dois grupos em confronto.
As preocupações da população britânica face à imigração e ao islamismo radical tornaram-se mais óbvias após o êxito do Partido Nacional Britânico (extrema direita) nas eleições europeias de 2009, quando pela primeira vez elegeram dois representantes para o Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/varios+feridos+e+74+detidos+em+manifestacao+no+noroeste+da+inglaterra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário