segunda-feira, 14 de junho de 2010

Extrema-direita holandesa obtém votação preocupante


O anti-islâmico Partido para a Liberdade (VVD), liderado por Geert Wilders, subiu de nove para 24 lugares na Câmara Baixa do Parlamento, num total de 150 assentos parlamentares. Já no ano passado o VVD conquistou, logo na primeira vez que concorreu às eleições europeias, a segunda maior bancada do país no Parlamento Europeu.
Geert Wilders encontra-se sob fortes medidas de vigilância policial desde 2008, depois de ter feito uma curta-metragem política chamada Fitna, em que tentou demonstrar que o Corão encoraja os seus seguidores a odiar quem desafia os ensinamentos islâmicos. É, do ponto de vista retrocido da extrema-direita, um filme sobre a liberdade de expressão.

“Eu vejo o Islão, não como uma religião, mas como uma ideologia perigosa e totalitária – igual ao comunismo e ao fascismo. Não me é permitido dizê-lo?”

Por declarações como esta Wilders foi condenado no passado recente em tribunal por incitamento ao ódio aos muçulmanos e às suas crenças. Agora, a sua base de apoio e a sua margem de manobra e influência são outras. A nível europeu o VVD já não causa a mesma estranheza e indignação que causou Jörg Haider na Áustria há uns 10 anos. Muitos países europeus já têm um partido de extrema-direita bem posicionado e com voz audível na sociedade.
Um estudo feito há um ano atrás revelava que 36% dos imigrantes marroquinos e turcos, e mais de metade dos muçulmanos holandeses ponderavam emigrar dada a crescente popularidade do VVD.
Retirado de:http://agitacao.wordpress.com/

9 comentários:

  1. é claro que não vai ser aprovado não existe coragem

    ResponderEliminar
  2. o homem que se saiba ainda não matou ninguém nem anda armado , para quem é adepto de che um assassino , se votaram neles é porque querem , onde está o apregoado respeito pelas liberdades de voto ? pois é o mundo está sempre a mudar .

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário, foste dos primeiros de ideologia contrária a responder sem ofender ninguém.

    As pessoas votam nos extremos quando estão descontentes, tanto na esquerda como na direita. Não te convenças que de um dia para o outro os holandeses ficaram todos nacionalistas e anti-islâmicos. O povo holandês simplesmente está a demonstrar descontentamento em relação ao governo actual.

    Eu não conheço nenhum regime de extrema esquerda ou direita que tenha oferecido liberdades às pessoas, retiram sempre, e é essa a razão porque sou antifascista. Sou contra o fascismo da esquerda e da direita.

    O Che é tão assassino como vocês afirmarem que o holocausto não aconteceum ou idolatrarem o Hitler, mussolini....etc

    ResponderEliminar
  4. há aqui uma confusão , eu não tenho nada haver com o hitler e não sou nazi , mas também conheço che , um homem armado e fico por aqui por respeito ao teu blog , é verdade com sou de direita mas olha também defendo coisas como tu , os animais por exemplo e sou anti - tourada , também não me agrada o capitalismo , como vês temos coisas comuns , depois muitas outras coisas existem que nos separam , talvez o aborto será uma delas , respeito os nossos antepassados e defendo o nosso País , sabes que também temos raízes ? tu possivelmente defenderás outras raízes e tradições que não as nossas , se não for assim então também serás diferente de muitos amigos comunistas que tenho , o blog é teu e não quero alongar .

    ResponderEliminar
  5. Defender as raízes e as tradições é uma coisa, fazer delas algo de imutável, usá-las como barreira diferenciadora e colocar esses valores acima do interesse de pessoas é outra coisa muito diferente.

    Quanto a dizeres que o homem ainda não matou ninguém, acho que não precisamos de ir por aí. Não somos anjinhos nem ignorantes da história da extrema-direita.

    ResponderEliminar
  6. caro mescalero a esquerda foi quem mais matou , pega num livro qualquer tipo enciclopédia , vai a ditadores , eu não sou de extrema direita portanto não tenho lá nenhum ídolo , o mesmo não podem dizer alguns de esquerda , o hitler e o estaline são iguais , porque não aceitam isso ? este é o meu último comentário aqui .

    ResponderEliminar
  7. caro 1143 eu não sou comunista nem de extrema esquerda. E condeno-a tanto como a extrema direita.

    Eu sou antifascista, não me identifico com nenhum partido, sou de esquerda isso não nego.Sou a favor de um mundo multicultural, sou contra um mundo onde para teres dinheiro alguem do outro lado do mundo tem que passar fome.

    Se escolheste um nome como 1143 para te identificar sabes bem que isso te liga directa e indirectamente à extrema direita, a nao ser que apenas gostes do numero ou do signifcado dessa data e aí peço-te desculpa.
    Eu também sou portugues como tu e também gosto de Portugal, apenas não digo que os emigrantes vêm para cá fazer merda e que roubam postos de trabalho, sou a favor da legalizaçao das drogas leves, a favor do aborto, e sou contra a igreja.
    Possivelmente são estes os assuntos que nos separam.

    Eu nunca te disse que o Che nao matou ninguém, mas daí a ser assassino vai uma distância. Se leres sempre histórias do Che dos mesmos autores claro que vais ficar influenciado por eles. O che é um icóne da liberdade, abandonou uma vida de médico para libertar pessoas oprimidas. Eu também já li as mesmas historias que tu que ele matou centenas de pessoas de livre vontade...mas como te disse também ja li que o holocausto não aconteceu.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Eu acho o vosso blogue muito interessante mas tenho de te dizer uma coisa.
    Tu afirmas que nao es cumunista, mas no entanto tens como imagem do blog o che guevara, sendo ele um cumunista não sei muito bem como podes explicar isso.
    E eu nao tenho nenhum partido, tao pouco aquerdito em politica e tambem nao sou Anarquista, mas conheço muitos cumunistas portugueses e os que eu conheço a unica coisa que eles querem nao e tornar nisto numa ditadura, mas sim que haja igualdade de direitos entre pobres e ricos, e que deixem de existir etiquetas nas pessoas so por terem mais ou menos dinheiro. E sendo eu músico gostava que existisse total liberdade sobre o que se excreve. E que as pessoas nao se vejam por etiquetas.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelo comentário.

    Caro Anónimo, eu gosto do Che pelo simbolo que foi, pela figura libertária e não pelos ideais. O Che foi um homem que abdicou de tudo para lutar pela liberdade dos outros. Eu não conheço nenhum regime comunista que tenha dado a liberdade a ninguém, por isso não sou comunista. Sou sim a favor da liberdade.
    Se todos os que andam com t-shirts do Che fossem comunistas o PCP ganhava as eleições. O Che para mim é uma imagem e uma ideia, e não um partido. Claro que me revejo com algumas ideias de esquerda mas não me revejo em nenhum ideal politico nem em nenhum partido.

    Abraço

    ResponderEliminar