quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mc Snake: Polícia acusado de homicídio qualificado

O agente da PSP que baleou mortalmente o rapper Nuno Rodrigues foi acusado de homicídio qualificado pelo Ministério Público.

A revista Sábado teve acesso à acusação do Ministério Público, que descreve o que aconteceu na madrugada de 15 de Março a partir da versão dos agentes, já que Nuno Rodrigues seguia sozinho no carro em que veio a falecer com uma bala nas costas.

A acusação diz que a carrinha que transportava os agentes da PSP ultrapassou o carro onde seguia Nuno Rodrigues e imobilizou-se mais à frente, saindo os três agentes pela porta traseira. Ainda segundo a versão policial, o rapper terá dado meia volta e o agente Nuno Moreira terá corrido atrás do Lancia Y10, e disparou contra o carro a poucos metros de distância, matando o condutor e fazendo o carro embater contra um muro.

Quando contactaram o INEM pela primeira vez, os agentes não informaram que havia um ferido atingido a tiro, tendo mencionado apenas um "acidente de viação", diz ainda a revista Sábado.

A acusação assinada pelo procurador Carlos Figueira é taxativa ao afirmar que o agente da PSP agiu "ciente de que não se verificava, no caso concreto, nenhuma das situações legitimadoras do recurso a arma de fogo por agente policial", ou seja, foi um acto "desnecessário, desproporcional e desadequado".

A autópsia realizada a Nuno Rodrigues não acusou consumo de álcool nem drogas. A acusação confirma também que o rapper não chegou a desobedecer à ordem de paragem numa operação stop nas Docas de Alcântara, como sustentava a primeira reacção da PSP logo após o crime e os documentos do carro encontrados junto ao cadáver encontravam-se em ordem.

O que ainda fica por explicar na acusação é a perseguição policial que na versão da PSP durou vários quilómetros "a grande velocidade". A família e os amigos de Nuno Rodrigues afirmam que o velho automóvel em que seguia não atingia grandes velocidades, ao contrário da temperatura que subia frequentemente, razão pela qual Mc Snake transportava sempre um bidão cheio de água no porta-bagagens.

O agente que assassinou Nuno Rodrigues foi recolocado pela PSP em Vila Nova de Gaia, de onde é natural. O inquérito da secção de homicídios da Polícia Judiciária foi concluído em apenas dois meses e ainda segundo a "Sábado", o agente Nuno Moreira deverá regressar a Lisboa em breve, para ser julgado por homicídio qualificado

fonte: esquerda.net

Sem comentários:

Enviar um comentário