terça-feira, 9 de novembro de 2010

Livro do dia


Escrevia Óscar Marcarenhas no JN, a propósito do livro “OS Donos de Portugal”, que os “donos do silêncio” procuraram fazer desaparecer o livro nas brumas do desprezo. Era um aviso, mas só parcialmente justificado.
É que, se havia alguma intenção de ignorar esse estudo sobre a acumulação de capital em Portugal, essa tentativa falhou clamorosamente. Na verdade, o livro tem uma enorme divulgação: a segunda edição foi feita duas semanas depois da primeira. Jornais (DN), revistas (Expresso e Visão) e televisões (RTP, SICN e TVI24) falaram dele. O livro, dizem-me, é o quinto mais comprado nas livrarias Bertrand, o quarto na FNAC e um dos primeiros na Almedina e noutras livrarias. É um sucesso de divulgação e de debate, como raramente acontece em Portugal.
Mas o que é notório é que a imprensa económica, que trata de empresas, de capitais, de negócios, da economia, mantenha um silencio absoluto sobre este escrito. Nem um jornal económico escreveu uma linha. E arrisco-me a prever que não escreverá, se isso depender dos donos dos jornais. Os meus amigos do FB sabem bem porquê.
Comentário de Francisco Louçã

Sem comentários:

Enviar um comentário