terça-feira, 16 de novembro de 2010

Portugal é o único país da Nato que paga para ter um comando da Aliança

Portugal paga 10 por cento dos custos operacionais do comando da Nato em Oeiras, sendo o único país a pagar uma renda à Aliança para ter um comando no país.
Nas vésperas de uma reunião já considerada pelo Governo português como histórica, a TSF visitou o comando da Nato em Oeiras, um dos três comandos operacionais da Aliança.

Em declarações à TSF, o Almirante Pires da Cunha, "número três" do comando de Oeiras, disse que Portugal «paga 600 mil euros por ano» para que o comando esteja cá.

«Portugal cedeu este terreno para a Nato para ter este comando aqui localizado já em 1964», mas mais tarde foi ali colocado o Comando Naval, o que leva Portugal a pagar à Nato «uma renda sobre o terreno que emprestou», explicou.

Sobre o futuro do comando da Nato em Oeiras, numa altura em que a Aliança procede à sua reestruturação procurando reduzir despesas, o almirante Pires da Cunha disse que «tudo é possível».

«Tudo vai depender da decisão [política] que for tomada na Cimeira» da Nato, que decorre a 19 e 20 de Novembro em Lisboa, disse, acrescentando que o resto são meras «especulações».

O almirante Pires da Cunha não tem dúvidas de que seria importante manter em Portugal um dos três comandos operacionais da Aliança Atlântica, «porque dá visibilidade e prestigio ao país», já que o comando «é o sitio onde as decisões são tomadas».

«Somos o único destes comandos de nível operacional que está colocado numa capital», num «ponto de fácil acesso para haver reuniões», para além das «embaixadas de grande parte dos países africanos» estarem presentes em Lisboa, defendeu.

O almirante destacou a «posição geográfica única para um comando da Nato com votação marítima» e ainda a «capacidade de conselho» de Portugal «no que diz respeito ao Atlântico Sul».

Carreguem no link seguinte, para ouvir as explicações do almirante
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1711971
Fonte:TSF

Uma base da Nato é importantissima para Portugal, não vá amanhá o Exército Soviético entrar por este país cheio de recursos, cobiçado por meio mundo....tenham paciência. Querem brincar às guerras brinquem, mas com o vosso dinheiro.
ANTI NATO!!!
ALERTA ANTIFA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário