quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Manifestação anti-capitalista

Dia de Greve Geral é dia de afinar a voz, aquecer as pernas e seguir até a Lisboa.

Rumo ao Largo de Camões.

Objectivo - manifestação Anti-Capitalismo.

À chegada, já estavam concentrados algumas pessoas, com o tempo foram chegando mais e mais, cerca de 150.

As faixas alusivas ao Anti-Capitalismo, à podridão do sistema, algumas Anti-militaristas. Primeiro colocadas no chão e depois ostentadas com orgulho e muita vontade de as mostrar no decorrer do cortejo.

Saindo do Largo de Camões rumo ao Rossio, sempre com batucada e frases de ordem, o cortejo segue sem incidentes. As frases são variadas mas muito fortes:

AAAA ANTI ANTI-CAPITALISTAS

GREVE GERAL CONTRA O CAPITAL

GREVE GERAL ATÉ AO CARNAVAL

Os transeuntes surpreendidos vão observando e, provavelmente comentado, bem ou mal não interessa, é preciso é causar impacto. Com ímpeto todos os intervenientes gritam a pulmões de forma a que todos os anti-capitalistas ali reunidos fossem sentidos.

Na chegada ao Rossio canta-se o bella ciao, na minha opinião a música ideal para esse momento, porque toda uma luta anti-fascista.

O cortejo continua sempre fazendo-se ouvir pelo Largo do Rossio dando a volta e à nossa passagem, sem razão aparente, o Mc Donald’s resolve baixar as protecções de metal.

Nestas altura seriamos cerca de mil e quinhentos.

Pelas ruas da baixa as instituições bancárias são assobiadas e as palavras de ordem continuam:

AGORA O POVO UNIDO CONTINUA A SER FODIDO

O POVO UNIDO NÃO PRECISA DE PARTIDO

CAPITALISMO HUMANITÁRIO - É A TANGA DO FUNDO MONETÁRIO

A manifestação depois das voltas nas ruas da baixa desemboca no Largo de S. Domingos onde é feito um círculo e continua a música. No meio do círculo surge um camarada que saltando da sua bicicleta nos saúda, sem T-shirt, com uma dança bastante animada.

As faixas estão colocadas para serem vistas. O barulho continua a ser feito.

Mais tarde o Coro da Achada presenteia-nos com várias canções muito apropriadas para o momento. Muito obrigado ao Coro da Achada pelo momento e por todo o empenho mesmo durante o cortejo.

Mais uma vez uma nota negativa à polícia que sempre nos controlou, menos que nos protestos Anti-NATO. Mas, ao sair do Largo S. Domingos passando nos concertos organizados pelo SPGL nem um carro da polícia. Se havia 3 polícias a pé eram muitos.

Eu não tenho medo para precisar de escolta.

A todos os intervenientes PARABÉNS

ANTI-CAPITALISTA

ANTIFA

Sem comentários:

Enviar um comentário