quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Liberdade à Americana


A 26 de Outubro de 1886 foi inaugurada na entrada do Porto de Nova Iorque a Estátua da Liberdade tendo esta o significado de “A Liberdade Iluminando o Mundo”, esta foi um presente dado por Napoleão III, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra. Mas será que os governantes americanos têm conseguido iluminar o mundo com liberdade?
A minha resposta é NÃO!!
Este é o país que vende cerca de 70% de todo o armamento produzido no mundo, só até Setembro deste ano os EUA angariaram 40 mil milhões de Dólares com a venda de armas. Os EUA desde sempre descobriram “motivos” para fabricarem guerras, de forma a retirarem lucros destas, sobre o pretexto de dar “liberdade” às populações oprimidas locais. A ideia é boa não fossem os EUA só oferecerem liberdade em países onde conseguem ter uma segunda intenção…a preferida é o controlo de poços de petróleo.
O pretexto da guerra do Iraque são as armas de destruição maciça, mas o seu objectivo é o petróleo, é hoje um facto mais que provado que não há armas de destruição maciça no Iraque, nesta guerra já morreram desde o começo da invasão em Março de 2003, mais de 4000 soldados americanos e mais de 1500 funcionários e civis americanos…mas os números não acabam aqui para os EUA ainda há cerca de 30 mil soldados feridos e mais de 100 mil ex-combatentes que voltaram com traumas de guerra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou em Janeiro de 2008 que o número de civis mortos violentamente desde o início da invasão estaria oscilando entre 104 mil e 223 mil….Quantos barris de petróleo valerão todas estas mortes? Quanto aumentou a riqueza de poucos, com a morte de tantos? E será que os que morreram sabem porque morreram?
Os iraquianos para deixarem de sofrer os efeitos de uma ditadura sanguinária imposta por Saddam Hussein, passaram a sofrer na pele o efeito de uma ditadura capitalista imposta pelo mundo ocidental, qual delas a pior para os iraquianos, que durante todo o processo foram sempre esquecidos.
Mas após a conclusão que não haviam armas de destruição maciça os dirigentes dos EUA, responderam dizendo que tinham levado a democracia a mais uma nação…só há uma resposta para tamanha benevolência americana; GOD BLESS AMERICA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário