sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Seamos realistas exijamos lo imposible"

Faz hoje 42 anos que a mando de Barrientos, El Comandante foi sumariamente executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera. Por ordem de Félix Rodríguez, agente da CIA, o seu corpo foi enterrado clandestinamente pelos militares bolivianos, e por mais de 30 anos o local permaneceu desconhecido.

Em 1997 os seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 km de onde ocorreu a sua execução, as suas ossadas estavam sem mãos, que foram amputadas (para servir como troféu) logo após a sua morte. Em 17 de Outubro deste ano, Che foi sepultado com todas as honras na cidade cubana de Santa Clara, onde liderou a batalha decisiva para o derrube de Batista.

Tudo foi feito para que o mundo se esquece-se do guerrilheiro que abandonou uma vida de doutor, e sem receber nada em troca, foi lutar pelos ideais que acreditava, e pelos quais morreu. Foi um herói da revolução cubana e da resistência congolesa, profeta de uma América Latina unida na luta contra a globalização imperial. Ernesto “Che” Guevara, ilumina os sonhos e os combates mais nobres dos povos, particularmente da juventude, geração após geração. A sua foto de olhar no horizonte e boina estrelada, tornou-se o ícone mais conhecido do século XX, não se conhecendo na história um outro morto tão vivo.


Este herói transformado num ícone e num mito, foi um pensador do progresso, foi um militante revolucionário que queria a construção de uma sociedade efectivamente socialista e que rejeitava todos os falsos socialismos, soube demarcar a sua posição em relação à URSS quando as suas ideias chocaram e acabaram por afastar as suas crenças dos ideias soviéticos. Foi um semeador de consciências pelo mundo inteiro e com o seu exemplo fez, e continuará a fazer, de inspiração para aqueles que lutam contra um mundo dominado pelas injustiças e pela tirania da globalização armada neo-liberal.
O seu sonho de um mundo mais justo e onde todos se pudessem chamar de irmãos permanece vivo. O seu exemplo permanece como uma lição de humanismo radical, de não conformismo e de luta contra todas as injustiças. A sua história é antes de tudo, um grito de luta e liberdade, pelas suas ideias e pelo seu exemplo, Che Guevara foi verdadeiramente um revolucionário.

Que a sua memória e mensagem nunca caiam no esquecimento, e que esta viva na mente de todos os que acreditam que a luta nunca acaba, mesmo quando temos tudo o que quisemos há sempre algo pelo qual vale a pena acreditar e lutar.

Hasta La Victoria Siempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário