sábado, 17 de outubro de 2009

Negócios à portuguesa

Muitos partidos usaram em campanha o slogan que as nacionalizações são um bicho horrível, que as empresas perdem competitividade, e que os “ comunas” querem é tomar conta disto, se não veja-se como se vive mal em Cuba, Venezuela, ou na China , e claro que não se vive bem (até porque para mim nunca houve na história um Estado Comunista, houve aproximações que derraparam rapidamente para um regime ditatorial e opressivo), mas é um argumento tão vazio como o PNR realizar manifestações pela segurança camuflando assim as suas intenções xenófobas.
Esses mesmos partidos esquecem-se de contar o resto da história aos meros cidadãos que só servem para pôr uma cruz para garantir um “tacho” e uma boa reforma antecipada, as nacionalizações não são a causa da crise, as empresas públicas são simplesmente mal geridas.
Como se quer que hajam bons gestores em empresas públicas se nestas empresas existem tectos salariais (cerca de 5 mil euros), um gestor de uma grande empresa como por exemplo a Sonae nunca iria trocar o seu ordenado milionário por 5 mil Euros numa empresa pública. As empresas privadas competem para conseguir os melhores gestores e administradores, porque não há-de o Estado entrar nessa corrida?
Como se quer que hajam empresas públicas competitivas se não há o mínimo rigor no controlo de custos e despesas, sempre que muda um administrador muda-se toda a frota de carros, fazem-se grandes viagens de “negócios” e grandes jantaradas, e no fim ainda exclamam com ar de gozo “ O Estado paga”. Estes senhores esquecem-se que estão a gerir uma empresa de todos nós, que trabalha com dinheiros de todos nós.
A última nacionalização feita em Portugal foi a do BPN, nesta “brincadeira” de interesses a Caixa Geral de Depósitos injectou 1400 milhões de euros em 3 meses para tapar um buraco financeiro que ainda hoje não se sabe o fim, e o estado português vai continuar a aplicar dinheiro no BPN. Por outro lado privatiza as “jóias” da coroa como por exemplo a GALP e a EDP, talvez essa a causa de pagar-mos tarifas de electricidade e de combustíveis das mais caras da Europa.
Com isto não quer dizer que eu queira nacionalizar tudo o que mexe, mas as maiores empresas portuguesas têm que ser do Estado, as empresas privadas são muito importantes para a fixação dos valores de mercado, e têm que existir sempre, para viver-mos num mercado de concorrência perfeita.

1 comentário:

  1. Boas venho por este meio divulgar um novo blog e um novo movimento Activista ANTIFA da cidade do Porto,
    http://antifascistasporto.blogspot.com/

    gostaria se possível que divulgassem, uma vez que será um projecto sério e com um grupo capaz de criar impacto a vista de todos de modo a divulgar cada vez mais e melhor a nossa LUTA!

    Participem!

    LUTA E RESISTE ! ANTIFA PORTO

    ResponderEliminar