sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Copenhaga 2009... Vamos exigir!!


"Milhões de pessoas de todo mundo juntam-se sábado em 144 cidades, entre as quais Lisboa e Porto, para exigir que o acordo climático de Copenhaga estipule uma redução da concentração de carbono na atmosfera rumo ao 'limite de segurança'.

A menos de dois meses de começar a cimeira de Copenhaga, na Dinamarca, onde se tentará chegar a acordo sobre o sucessor do Protocolo de Quioto, esta acção mundial visa sensibilizar os líderes políticos para a necessidade de o novo acordo prever a redução da concentração de dióxido de carbono (C02) na atmosfera para 350 partes por milhão (ppm), considerado o 'limite superior de segurança'.

Actualmente, os níveis de C02 na atmosfera situam-se entre 385 e 390 ppm e têm vindo a aumentar a um ritmo acelerado. De acordo com cientistas, especialistas em clima e governos progressistas em termos de ambiente, 350 ppm é o nível ideal para evitar os piores impactos do aquecimento global no planeta.

Além de Portugal, onde as principais acções estão marcadas para Lisboa e Porto, a iniciativa "350 - Dia de Acção Climática Global" decorre simultaneamente nas principais cidades de 144 países, assim como em lugares emblemáticos como a Grande Barreira de Coral da Austrália ou os Himalaias na Índia, onde os efeitos do aquecimento global estão a ser mais visíveis.

"Em Portugal também haverá iniciativas locais em Tomar, Braga ou no Alentejo", adiantou à agência Lusa o porta-voz do evento português, salientando que", com mais de 1700 acções em todo o mundo, esta iniciativa poderá tornar-se na maior acção ambiental de sempre".

Paulo Magalhães explicou que, além de visar sensibilizar os líderes mundiais a assinarem um acordo climático ambicioso e eficaz, esta iniciativa procura que as pessoas entendam "por que é que o '350' poderá ser o número mais importante para o futuro do clima e da humanidade".

Durante a Revolução Industrial, a "relação na atmosfera era de 260 partes de CO2 por milhão, valor que hoje já foi largamente ultrapassado e que está a aumentar duas partes por milhão cada ano. Se nada for feito, se não se tentar caminhar para a meta dos 350, a situação das alterações climáticas tornar-se-á irreversível", sublinhou.

A ideia em Portugal passa por, explicou, tanto na Praça do Império junto ao Monumento aos Descobrimento, em Lisboa, como no tabuleiro superior da Ponte D. Luís, em Gaia, "formar um '350' com pessoas, que, depois de fotografado por cima, será enviado para todo o mundo para dar conta do contributo português".

Questionado se acredita que a meta dos 350 ppm, ainda considerada por alguns especialistas uma meta ilusória, poderá ser atingida, Paulo Magalhães foi peremptório: "A questão é política, tudo é possível desde que haja vontade para isso".

De acordo com as previsões do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), os níveis atmosféricos de C02 vão chegar aos 450-550 ppm até 2050, resultando em temperaturas mais elevadas e num aumento do nível do mar.

O organismo lembra que o acelerar do aquecimento do Árctico e outros impactos climáticos são prova de que, com os actuais níveis de gases poluentes, já foi ultrapassada a zona de segurança e que, se não forem tomadas medidas urgentes e mais ambiciosas, o mundo arrisca-se atingir pontos de viragem e impactos irreversíveis."

In http://www.ecoblogue.net/index.php?option=com_content&task=view&id=4046&Itemid=1


Aqui ficam as acções planeadas para Portugal:
Acção pelo Clima - 24 de Outubro
Gaia: às 15h no tabuleiro superior da Ponte D. Luís
Lisboa: às 15h no Padrão dos Descobrimentos
Herdade do Freixo do Meio (Montemor-o-Novo): às 9h30 em Foros de Vale Figueira, junto ao campo de futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário