quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fascismo em Portugal

Infelizmente, o fascismo não foi um pesadelo. A ditadura fascista de Salazar e Caetano prendeu, perseguiu, torturou, assassinou milhares de lutadores da liberdade. A ditadura fascista dos grandes monopólios reprimiu o povo português, explorou até ao tutano os trabalhadores, colonizou, explorou e assassinou os povos da Guiné, Angola, Moçambique, Timor, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde. Exerceu a censura sobre os órgãos da comunicação social; impediu a livre expressão do pensamento e empurrou para a emigração centenas de milhares de portugueses. Mergulhou o País num marasmo, cavando a sua própria sepultura de isolamento internacional e gravando, no território português, uma marca de subdesenvolvimento, cujas consequências ainda hoje são palpaveís nos atrasos estruturais da nossa economia e cultura.
O que aqui venho dizer é que o fascismo português, contrariamente ao que por aí apregoam um magote de pseudo-intelectuais, nacionais e estrangeiros, não foi propriamente um simples regime autoritário, paternalista, tolerante, que se limitou a “dar uns apertões no povo” em nome dos supremos interesses nacionais.
O seu incansável esforço de reescrever a história chega ao ridículo de afirmar que Salazar não foi fascista e que a PIDE não maltratava nem matava ninguém. E, neste esforço desmesurado, tudo fazem para ocultar e falsificar o papel determinante desempenhado por algumas figuras na resistência anti-fascista. E, daí, passam ao ataque à revolução de Abril e aos seus ideais, chegando ao cúmulo de equiparar, perseguidos e perseguidores, oprimidos e opressores, assassinos e assassinados, carrascos e vítimas. Chegando ao ponto de eleger Salazar como a figura do século XX em Portugal. O fascismo português, dos nossos dias representado por meia dúzia de sujeitos de cabeça oca, promove o obscurantismo cultural, e monopolista, ao serviço de uns quantos fantoches mentecaptos que na infância não tiveram a devida atenção por parte dos paizinhos.
O fascismo português existiu e infelizmente ainda existe e deixou e deixa marcas profundas na nossa história: os medos, o subdesenvolvimento, o atraso cultural, económico e social, o terror, a miséria, a censura, e a violência. O fascismo existiu e deixou cravadas as suas garras castradoras na face do povo português. Mas, se o fascismo existiu, também é verdade que não teve a vida fácil. Pela frente, encontrou sempre a heróica resistência de muitos democratas, decisivos na derrocada desse hediondo regime. Resistência essa que ainda hoje é aplicada por muitos revolucionários, que lutam contra a inversão da marcha histórica que quer empurrar Portugal, de novo, para o subdesenvolvimento e a injustiça, pelas mãos das políticas de direita fascistas e castradoras.
Em defesa da verdade histórica, da democracia e do futuro, convidamos todos aqueles que se revêem nos ideais progressistas da liberdade, da democracia, da justiça social e da paz para que se juntem a nós neste combate contra o fascismo, esse monstro que alimentou o aparelho repressivo da ditadura e que, contrariamente ao que querem fazer crer algumas vozes, se mantém vivo, ainda mexe, movimenta-se pela calada da noite, organiza-se sob as mais diversas formas, aproveita-se da distracção ou da famosa tolerância democrática, alimenta-se das entranhas apodrecidas das crises sociais que o capitalismo vai gerando.
Nós estaremos, como sempre estivemos e agora mais activamente que nunca, na luta ao lado de todos os antifascistas, contra o revivalismo fascista que existe em Portugal, encabeçado por projectos racistas, xenófobos e de ideologia neonazi como o do PNR. Em Rio de Mouro, como em qualquer outro pedaço do nosso território, lutaremos pelos ideais da justiça social, da democracia e da liberdade, num País livre, independente, justo e desenvolvido, onde a todos dê gosto viver.
Que ninguém caia na ilusão: o ventre que pariu o fascismo português ainda é fértil. Mas é bom que saibam todos aqueles que desejam a repetição dessa fatia macabra da nossa história, que, se alguma vez ousarem atentar contra o regime democrático, encontrarão pela frente a força organizada de muitos antifascistas e o incondicional empenhamento do Movimento Antifascista de Rio de Mouro.

ANTIFA, sempre!
Fascismo, nunca mais!

5 comentários:

  1. temos que matar os nazis antes que eles se juntem milhares e criarem a 3ºguerra mundial.

    Morte aos nazis

    ResponderEliminar
  2. tou completamente de acordo com o que voces fazem desde puto que os antifa e confesso os antifa hooligans me inspiraram continuem o bom trabalho obrigado por tudo

    ResponderEliminar
  3. OI sou brasileira e gostaria de contar algo sobre o Brasil NO Brasil a Antifa é minuscula só existe em curitiba os facistas imperam no Brasil! ATÉ a Colombia tem um movimento antifacista mais organizado.além disso ainda existe outro problema: é quase inexistente os SHARPS OU RASHS no BRASIL :isso mesmo!!PARECE ABSURDO MAS NÃO É!!acho que é o unico pais do mundo onde isso acontece é estarrecedor!!! tanto que no Brasil skinhead é sinonimo de facismo a unica esperança seriam os punks brasileiros mas eles se dizem apolíticos não aceitam lutar contra o facismo um absurdo!por favor contem a todas as Antifas da Europa a situação desesperadora do Brasil crimes e mais crimes cometidos por facistas INTEGRALISTAS!um pais do tamanho do BRASIL não tem punks nem skinheads antifacistas

    ResponderEliminar
  4. Quem sabe um dia teremos uma Antifa forte no BrasiL NÃO PASSARAN!morte à: Vargas, Plinio salgado, Salazar, Franco ,mussolini E hitler obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Boas, obrigado pelo comentário.
    Começa com um blog a divulgar as tuas ideias, faz stencils, autocolantes, etc...vais ver que vais encontrar pessoas com os mesmos ideais antifascistas que tu.

    Se precisares de ideias para autocolantes, tshirts etc é só dizeres nós já temos muitos feitos é só enviar.

    Abraço

    ANTIFA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar