sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cimeira NATO: Movimento anti-guerra português organiza-se



A propósito da Cimeira da NATO que se realizará em Portugal em finais de 2010, foi criada a Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato (PAGAN) que já reúne várias associações e personalidades contra a guerra.

Para o próximo dia 23 de Janeiro está agendada uma Assembleia aberta da Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato (PAGAN), na Cooperativa Cultural Crew Hassan, em Lisboa, com a presença de Emília Cerqueira, Mário Tomé e Vítor Lima.

Constituída a 30 de Setembro de 2009, a PAGAN afirma-se como “um movimento anti-militarista português” criado com o propósito de “manifestar pública e pacificamente o desagrado com as políticas belicistas da NATO”.

O movimento pretende criar em Portugal uma rede de pessoas e organizações para colaborarem activamente na campanha internacional que irá decorrer sob o lema "Não à guerra, não à NATO!, em antecipação à Cimeira da Aliança que decorre em Lisboa, no final de 2010.

No seu site, pode ler-se que a PAGAN quer ser “um veículo de informação sobre as alternativas anti-militaristas de que todos os cidadãos dispõem de forma a não compactuar com os interesses bélicos da NATO”.

Afirma-se como um movimento aberto “a todos aqueles que pretendam afirmar o seu repúdio pela guerra e pelas instituições que a representam e patrocinam” e reúne várias associações

Vítor Lima, economista, um dos participantes na primeira reunião preparatória do movimento disse à Lusa, que alguns dos seus objectivos "imediatos" são o bloqueio de depósitos de armas nucleares de Aldermaston, na Grã-Bretanha, e o lançamento do Dia Europeu de acções contra a NATO. O economista assinalou também que revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, em Abril de 2010, está também na mira do movimento.

O novo conceito estratégico da NATO vai ser apresentado numa cimeira de chefes de Estado e de Governo em Portugal que deverá ter lugar no final do Outono de 2010.

A realização deste encontro será marcado pela apresentação do conceito estratégico que substitui o de 1999 e pela primeira deslocação do presidente Barack Obama a Portugal

A revisão do documento doutrinário da Aliança contemplará o novo ambiente estratégico gerado pelos ataques de 11 de Setembro de 2001 e incidirá sobre questões como o Afeganistão, o combate à pirataria, a não-proliferação, segurança energética ou o ciber-terrorismo.

No dia 23 de Janeiro (Sábado), pelas 15h vai realizar-se uma Assembleia Aberta da PAGAN – Plataforma Anti-Guerra, Anti-NATO
na Crew Hassan Cooperativa Cultural: Rua das Portas de Santo Antão, 159 1150-267 Lisboa.

A Ordem de Trabalhos prevista é a seguinte:

15h. Filme (documentário) sobre a guerra afegã

15:30 Apresentação da PAGAN (Emília Cerqueira)
15:45 Pequeno período de esclarecimentos sobre o conteúdo da intervenção.

16:00 Apresentação da Guerra da NATO no Afeganistão (Mário Tomé)
16:15 Debate sobre este tema

16:45 Apresentação do Novo Conceito estratégico da NATO (Vítor Lima)
17:00 Debate sobre este tema

17:30 Discussão em grupos de trabalho das propostas e documentos entretanto chegados à mesa

18:00 Plenário de militantes activistas com vista a discussão final e aprovação dos documentos saídos dos grupos de trabalho.

19.00 Fim dos trabalhos.

Esta Assembleia é aberta a todos que queiram participar activa e construtivamente no Movimento Anti-Guerra, Anti-NATO, pelo que todos poderão fazer chegar as suas propostas à Mesa, as quais serão discutidas.

2 comentários:

  1. Quem é Portugues, defende sempre os interesses do nosso pais.
    E como nacionalista defenderei sempre a minha Naçao.

    No entanto esta Plataforma se contradiz.

    "É contra a Guerra", porem ela da intençoes para actuar....

    Por causa dos aliados, portugal foi obrigado a deixar os seus planos de crescimento e properidade...

    actualmente ainda estamos a ser progidicados por nao termos seguido em frente.

    todos querem liverdade... paz, mas a melhor maneira para obter paz é a Guerra.

    Os ingleses sempre manipolaram, mais ira chergar um dia, BASTA....

    ResponderEliminar
  2. Como nacionalista devias aprender a escrever correctamente.
    Mas a tua inteligência nunca te deixou dar menos de 20 erros, a fazer uma cópia de um texto.
    Se tivesses conseguido articular um texto com sentido eu até te respondia, mas o que escreveste não tem ponta por onde se pegue.
    Pede ajuda à tua professora da primária e depois falamos...

    ResponderEliminar