terça-feira, 10 de novembro de 2009

“Transformar o sonho em vida" - Álvaro Cunhal



Hoje faz 96 anos que nasceu Álvaro Barreirinhas Cunhal, em Coimbra, 10 de Novembro de 1913 foi um político e escritor português, conhecido por ser um dos mais importantes resistentes ao Estado Novo.

Com 11 anos, Cunhal mudou-se com a família para Lisboa, onde fez os seus estudos secundários, no Liceu Camões tendo seguidamente ingressado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde iniciou a sua actividade revolucionária, quando entrou na faculdade Álvaro Cunhal adere ao PCP, onde assume o pseudónimo de "Daniel". "Se houve decisão correcta na minha vida, foi ter entrado, aos 17 anos, no Partido Comunista", escreverá o próprio, na sua biografia oficial.

Em 1940, Cunhal é escoltado pela polícia à Faculdade de Direito, onde apresenta a sua tese de licenciatura em Direito, sobre a temática do aborto e a sua despenalização, tema pouco vulgar para a época em questão. A sua tese, apesar do contexto político pouco favorável, foi classificada com 16 valores (num máximo de 20 possíveis).
Devido aos seus ideais comunistas e à sua assumida e militante oposição ao Estado Novo, esteve preso um total de 13 anos, 8 dos quais em completo isolamento. A 3 de Janeiro de 1960, Cunhal, juntamente com outros camaradas, todos quadros destacados do PCP, protagonizaram a célebre "fuga de Peniche".
Faleceu em 13 de Junho de 2005, em Lisboa, Por sua vontade, o corpo foi cremado.
Álvaro Cunhal ficou na memória como um revolucionário que nunca abdicou do seu ideal. Deu uma única certeza: "Hei-de morrer comunista!". – E morreu!

Este é sem dúvida um grande exemplo de luta concordando ou não com os seus ideais, são em pessoas como Álvaro Cunhal que devemos ganhar inspiração para prosseguir com o que acreditamos, se ele nunca desistiu mesmo em condições deploráveis porque havíamos nós de desistir?!?! Álvaro o teu exemplo fica para a eternidade.

A vida tem fim, mas a luta é eterna!
FASCISMO NUNCA MAIS!!

Sem comentários:

Enviar um comentário